Translate

2008/05/07

Testemunho do "avô Capitão de Abril"

A minha “passagem” pela EB 2,3 Comandante Conceição e Silva

Depois de alguma hesitação inicial, foi com alegria que me disponibilizei para ir até à EB 2,3 Conceição e Silva (principalmente depois de receber o muito amável convite da Rafaela, em nome da turma 6º G)!


A senhora professora Manuela Caeiro tinha falado comigo. Mas, como não fui muito afirmativo, conseguiu uma forma de me convencer: o argumento “Rafaela” seria irrecusável!


Combinados o dia e a hora, dirigi-me para a Cova da Piedade, levando em papel alguns apontamentos (que não cheguei a utilizar). Afinal, era apenas uma pequena conversa de um “avô” sobre o “25 de Abril”!


Encontrei uma Escola com instalações modestas, mas cuidadas, e encontrei o que (nesse breve contacto) me pareceu ser uma “comunidade” centrada nos alunos, mas aberta à sociedade e às famílias. Uma Escola dinâmica, não apenas preocupada em ensinar, mas também em educar para a cidadania, para a Liberdade com Responsabilidade, para a construção de uma Democracia participativa, de uma sociedade mais justa e pacífica.
Eram precisamente estes os assuntos que eu considerava importante salientar na parte final da nossa “conversa”. O que não foi muito conseguido por, por culpa minha, não ter utilizado o tempo disponível da melhor maneira. Fiquei com pena!


Para além dos meus agradecimentos especiais à senhora professora Manuela e à Rafaela, também um caloroso agradecimento ao senhor professor José Pontinha, pela sua preciosa e entusiasta colaboração.
Muito obrigado a todos por esta oportunidade de ter estado convosco!


A. Luís Cal

Nenhum comentário: