Translate

2007/03/28

Concurso Literário: «Era uma vez uma árvore...»







CONCURSO LITERÁRIO

Era uma vez uma árvore…

Lá estava eu a pensar,
Se não fossem as árvores
Como havia de respirar?

Seria como se a frescura
Da Primavera,
Não nos pudesse alcançar.

Como conseguiria aguentar
Nos longos dias de Verão,
Sabendo como quentes estes dias são?

E é no Outono,
Que as folhas começam a cair,
Pois é quando o Verão se vai despedir.

E é no Inverno,
Que não há verdume,
Pois as folhas só voltam
Na Primavera, como de costume.

Ana Sequeira Nº2 8º1ª

Se eu fosse uma árvore daria oxigénio ao mundo…


Se desse frutos, eu vendê-los-ia a todos. Na verdade, eu preferia ser uma macieira: queria dar maçãs vermelhas, vermelhas como as profundezas do inferno.
Gostava de ter “planeuros” (moedas em forma de plantas)
Para alimentar os meus filhotes.
Enfim, não haveria só pontos positivos: os lenhadores, por exemplo, todas as árvores os temem.
E a vida ao ar livre, como é difícil!
Se eu fosse uma árvore teria uma vida complicada. Mas não sou! “Fixe”!

Daniel Rosário 5º7ª


A árvore e a sua vingança

Se eu fosse uma árvore…

Eu ficava triste porque não podia ir à escola.
E quando eu estivesse feliz, caíam-me as folhas.
Mas quando aparecesse o homem que corta as árvores, eu não os deixava matarem-me…
Porque eu deixava cair todas as folhas que tivesse e eles morriam sem oxigénio.

Joviano, Nº13 5º7ª

Se eu fosse uma árvore…



Se eu fosse uma árvore
Seria um carvalho
Enfeitado de folhas todo o ano
E no Inverno com orvalho.

Tenho folha caduca
E no Inverno estou depenada
Coitada de mim…
Que fico toda arrepiada.

Tenho troncos grossos e fortes
Deles dá para aproveitar
Para uma cama fazer
E eu nela me deitar

Agora que já acabei
Vou-me embora
Para voltar,
Noutra hora.

Ana Catarina e Ana Cláudia 5º7ª

Se eu fosse uma árvore…



Se eu fosse uma árvore
Seria um pinheiro
Teria muitas folhas de ouro
Seria descoberta por um mineiro

Se eu fosse uma árvore
Num parque queria estar
Para ver o Sol nascer
E ouvir um pássaro cantar

Se eu fosse uma árvore
Frutos gostaria de ter
Ter folhas lindas e saber

Num parque ou num jardim
Para estar acompanhado
Com grandes ramos e folhas
E de crianças rodeado.

Rafaela Pereira 5º7ª


Se eu fosse uma árvore…


Se eu fosse uma árvore queria ser rara.

Na Primavera,
Daria flores lindas a valer
E no Verão,
Daria frutos, que todos queriam comer.

E no Outono, coitadinha de mim…
Deitava folhas pelo chão do jardim,
No Inverno, sem respirar
Tinha frio de rachar.

Uma vida complicada
Eu iria ter
Por isso, uma rapariga prefiro ser!

Joana e Patrícia 5º7ª

Nenhum comentário: