Translate

2010/12/09

Agrupamento Vertical de Escolas Comandante Conceição Silva
Concurso“O melhor conto de Natal” 2010- 2011

I- Introdução

Este ano lectivo decidiu-se realizar um Concurso Literário na vertente do conto de Natal para o primeiro período.
A sua divulgação irá ser afixada através de cartazes publicitários em diversos pontos da escola. Nas salas de aula, os professores deverão informar os alunos sobre o regulamento e motivarem-nos para esta iniciativa.
O prazo de elaboração dos trabalhos, definido no regulamento, decorrerá entre 2 de Dezembro de 2010 e 7 de Janeiro de 2011.
O Regulamento, contendo toda a informação essencial, assim como os critérios de apreciação dos textos, irão estar afixados junto da biblioteca e serão entregues a cada um dos professores titulares de turma e membros do júri.
No que respeita aos critérios de apreciação e escala classificativa, foram definidos tópicos e parâmetros. Cada membro do júri pode atribuir a cada texto entre 1 e 5 pontos, havendo a seguinte correspondência entre os pontos e a classificação qualitativa: 1 ponto (Não Satisfaz), 2 pontos (Satisfaz Minimamente), 3 pontos (Satisfaz), 4 pontos (Satisfaz Bem) e 5 pontos (Satisfaz Muito Bem).
Individualmente, cada membro do júri irá ler e classificar os textos. Posteriormente, o júri reunir-se-á para aferir as classificações e confrontar os pontos de vista e argumentos que os levaram a atribuir as classificações. No final, será elaborada uma tabela com a classificação final.
Como forma de dar visibilidade aos trabalhos produzidos pelos alunos, os textos poderão ser colocados on line na página da escola e/ou ser apresentados pelos seus autores, na biblioteca, a outras turmas.


II- Objectivo

O concurso “O melhor conto de Natal” é organizado pela Biblioteca Escolar da Escola Sede em parceria com as Bibliotecas do 1º Ciclo.
Tem como finalidade estimular a criatividade e originalidade, na modalidade de Conto, promovendo o gosto pela expressão escrita.


III- Regulamento do Concurso Literário – “Um conto de Natal”

Vai realizar-se, na EB 2, 3 Comandante Conceição e Silva, um concurso literário aberto a toda a escola, contando com a participação dos alunos individualmente ou em turmas (através de textos colectivos), de acordo com o seguinte regulamento:

O tema é o Natal.

Os alunos podem concorrer com textos em prosa ou poesia, mas deverão seguir os seguintes ingredientes:
• Duas personagens humanas e uma do “mundo da fantasia”;
• Uma aldeia “a 180º de tudo o que conheces”;
• Véspera de um Natal;
• Alguns diálogos;
• Narração abundante
• Doses equilibradas de descrição;
• Peripécias q.b.;
• Uma pitada de criatividade.

Misturando todos os ingredientes, utilizando a batedeira poderosa da imaginação e a colher colossal da vontade de escrever e divertir-se. Deve servir-se quente, polvilhado com pós mágicos do espírito de Natal.
Os textos não poderão exceder o equivalente a uma página tipo A4, quer sejam manuscritos (desde que numa caligrafia legível) quer passados no computador.
Ao texto pode ser anexa uma ilustração (noutra folha tipo A4), mas esta não servirá para apreciação.
Os trabalhos deverão ser identificados no verso da folha, com um pseudónimo ou o nome do aluno, ano de escolaridade, nome do estabelecimento de ensino e entregues numa mica ao Professor de Língua Portuguesa.
Cada aluno pode participar apenas com um trabalho e pode ter a colaboração dos encarregados de educação.
Qualquer texto copiado será automaticamente desclassificado.
O texto deve respeitar todos os ingredientes para a receita resultar.

O júri será constituído por quatro elementos.
Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 7 de Janeiro de 2011.
Os resultados serão tornados públicos até ao dia 18 de Fevereiro de 2011.
Serão premiados os três melhores contos e todos os participantes receberão um Certificado de Participação.
Será realizada uma cerimónia de entrega de prémios na biblioteca.
Os textos premiados figurarão na página on line da escola e no blogue da BE/CRE.


IV- Constituição do júri

Um(a) professor(a) / Coordenadora do grupo de Língua Portuguesa da Escola Sede
Coordenadora do 1º Ciclo/Coordenador(a) de Escola
Uma adjunta da Direcção
Um(a) professor(a) das AECs (1º ciclo)
Um(a) professor(a) de Educação Visual Tecnológica da Escola Sede (2º/3º ciclos)


V- Critérios utilizados pelo Júri na apreciação dos textos

1- Correcção linguística (ortografia, estrutura frásica, pontuação, propriedade vocabular, organização das ideias, coerência/lógica interna).
2- Dimensão estético-literária (adequação da forma e do estilo ao conteúdo e à intencionalidade comunicativa; riqueza, adequação e sugestividade do vocabulário; capacidade de despertar emoções estéticas ou reflexões sobre o conteúdo).
3- Originalidade (factos ou ideias; associações invulgares de ideias ou palavras; apropriação, transformação ou desmontagem de lugares-comuns; capacidade de surpreender, cativar, convencer, despertar interesse).

Escala classificativa:
1 – Não satisfaz;
2 – Satisfaz Minimamente;
3 – Satisfaz;
4 – Satisfaz Bem;
5 – Satisfaz Muito Bem.

Nenhum comentário: