Translate

2009/08/01

Boas férias!...


Vamos finalmente descansar...

Vamos passear, caminhar, mergulhar...
Vamos conviver...
Vamo-nos divertir...

Há muita coisa para fazer... (mesmo em casa!)
Há muitas maneiras divertidas e diferentes de aprender...
Há que aproveitar!

Em breve vamos voltar!

Boas Férias para todos!



Levar, Ler e Libertar: comentários no "troca-livros"...

O projecto "Levar, Ler e Libertar" proporcionou muita diversão e leitura em todas as escolas nele envolvidas. Muitos livros foram libertados, encontrados, lidos e apreciados... (uns mais do que outros, como é natural... dependendo do livro e do seu leitor...)

Apesar de terem estado atentos, nem todos encontraram livros... :-(
Outros encontraram... :-), mas não deixaram o seu comentário no blogue... :-(
Alguns alunos mais sortudos encontraram um ou mais livros, leram-nos e quiseram partilhar a sua opinião sobre eles, através de comentários que deixaram nos blogues criados para esse efeito: www.trocalivros8.blogspot.com e www.trocalivros9.blogspot.com

Estão de parabéns!
Quem são eles? Já digo!


Na EB1 nº1 da Cova da Piedade foram:
  • Alexandre Silva
  • Catarina Quaresma
  • Carolina Santos
  • Filipa Santos
  • Joana Oliveira
  • João Reis
  • Vasco Dias


Na EB1 nº2 da Cova da Piedade foram:

  • Beatriz Reis
  • Catarina
  • Danu Birdu
  • Eva Mendes
  • Francisco Libreiro
  • Gustavo Madeira
  • Inês Almeida
  • Inês Freitas
  • Joana Godinho
  • Maria Rita Almeida
  • Mariana Cunha
  • Nelcy Mendes
  • Rita Canuto
  • Tiago Rodrigues
Muito obrigada
a todos por terem participado!

Continuação de boas leituras!
E... umas excelentes férias!

2009/07/17

Ler nas férias!

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma...

Fernando Pessoa

2009/07/13

Em torno da leitura...

O ano lectivo acabou em festa, na EB1 nº 2 da Cova da Piedade!

Na última semana, muitas coisas aconteceram...

Recebemos a visita da escritora e ilustradora Carolina Pereira Rosa que nos mostrou como, a partir de círculos de papel, podemos fazer ilustrações lindíssimas! Tal como as que vemos no seu livro Surpresas (que trabalhámos).

Ficámos verdadeiramente... surpreendidos!





Também nesta última semana de aulas, chegou ao fim o concurso de leitura realizado na biblioteca escolar, ao longo do 3.º Período. Teve lugar a cerimónia em que se divulgaram os nomes de quem foi o vencedor de cada uma das turmas da escola. Um
momento emocionante!



E, para terminar em grande, a mãe do Rafael Cunha, do 1.ºB, Clara Cunha, veio à nossa escola contar, com a ajuda do próprio Rafael, uma história escrita por si: O Cuquedo - já editado, por Livros Horizonte.

Adorámos! A história é giríssima e eles foram fantásticos a contá-la! OBRIGADO!

Podes ler a história aqui: http://www.slideboom.com/presentations/51728

/O-Cuquedo


Assim chegámos ao final de mais um ano lectivo.

Para todos, os nossos votos de umas BOAS FÉRIAS!


Vencedores do concurso de leitura nas EB1 da "Piedade"


Ao longo do 3º Período, decorreu um concurso de leitura nas bibliotecas da EB1 nº 1 e da EB1 nº 2 da Cova da Piedade.

Na EB1 nº
1, o concurso dirigiu-se às turmas do 2º e do 3º anos.
Na EB1 nº 2, intervieram todas as turmas, do 1º ao 4º ano.

Eliminatória a eliminatória, os vencedores de cada turma foram avançando... A vitória foi difícil, pois os seus colegas eram também bons leitores...
Mas as regras eram assim mesmo: só podia haver um finalista por turma.
Uma lei muito dura..., mas os justos vencedores estão de parabéns e têm razões para ficar orgulhosos.

Quem são? Ei-los:

EB1 nº 1 da Cova da Piedade:

Afonso Machado, 2.ºA

Tiago

Batista, 2.ºB

Catarina Monteiro, 3.ºA

Margarida Pinto, 3.ºB


EB1 nº 2 da Cova da Piedade






Inês Santos, 1.ºA


Tomás, 1.ºB


Amanda, 1.ºC


Catarina, 2.ºA


Tomás M., 2.ºB


Andrei, 2.ºC


Rita Sofia, 3.ºA


Eva, 3.ºB


Duarte, 3.ºC


Henrique, 4.ºA


Rafaela, 4.ºB


Eunice, 4.ºC


A todos os concorrentes - e sobretudo aos finalistas, os nossos PARABÉNS!...

2009/07/04

Levar, Ler e Libertar


Agora vamos todos de férias... descansar!

Em Setembro, haverá o lançamento de mais livros…

Quem mais depressa os encontrar, mais depressa os lerá!

1º Fórum da Rede de Bibliotecas Escolares


O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares realizou, no passado dia 26 de Junho, na FIL, no Parque das Nações, o 1º FÓRUM Rede de Bibliotecas Escolares.
As Coordenadoras das bibliotecas escolares do nosso Agrupamento marcaram presença neste Fórum que reuniu cerca de 1400 pessoas: professores coordenadores e das equipas das bibliotecas escolares , bibliotecários das Bibliotecas Municipais, directores de escolas e outros intervenientes.
Comemorando os seus 13 anos, a RBE conseguiu que o papel fundamental do professor bibliotecário seja reconhecido, através da publicação de uma portaria, datada de Junho:

O azulejo em construção

O azulejo colectivo da escola está em fase de acabamento.

Funcionários e professores dão agora as últimas "de-mãos".
(Shiu! Ora espreitem...)

2009/07/03

Dia das Línguas

O dia 17 de Junho foi o "Dia das Línguas", na Conceição e Silva.


Esta iniciativa resultou da colaboração com o Departamento de Línguas/Grupo de Inglês, e constou de várias actividades, entre as quais uma exposição.



Participaram os alunos de Português, Língua Não Materna - que fizeram igualmente uma exposição das suas poesias, na biblioteca escolar.

Concursos & concursos... e vão 7!




1- Página Perdida:



5º F -Pedro Fernandes; Catarina Oliveira
6ºA- Ana Rita Cruz; Taissa Lopes; David Moura
6º B – Bernardo Oliveira
6º F – Teresa Correia; Bárbara Freitas
7º A e 8º B – Raquel e Ana Sousa




2- Caça ao Erro :





5ºG – Hugo Rocha
6º A – Rita Pombo; Lara Fernandes; Jessica Noronha



3- Melhores poemas sobre o Livro:


6ºA – Ana Rita Cruz:


Ler é viver
Amar é gostar
Ler é aprender,
É gostar e amar
.


6ºA – Gabriel Navarro:


O livro é aventura, é magia.
O livro é drama, é acção.
O livro faz rir
Ou chorar;
O livro faz-nos cantar
E assim se deve continuar!




4- Um livro numa frase


O objectivo era escrever uma frase que levasse os outros a ler o “nosso” livro. Eis algumas, de alunos do 6ºA:


Gabriel Navarro - «Esse é feiticeiro, mas quem é que disse que ele sabe fazer feitiços?...»
Hugo Sousa«O tempo sem tempo…»
Ana Rita Cruz –
«A magia na água...»
Pedro Venâncio - «Quem nós sabemos, voltou…»



5- “Ler é...”
As melhores frases:

«Ler é voar na imaginação»
«Ler é como transmitir a magia das palavras»
«Ler é entrar noutro mundo cheio de emoções»
«Ler é viver, sonhar e imaginar»



6- Melhor foto sobre o Livro

Autor: Gabriel Navarro (6º A)



7- Concurso: Medula Óssea
As turmas vencedoras foram 6º C, 6º D e 6º B.












Semana da leitura, na Conceição e Silva


De 1 a 5 de Junho, realizou-se a Semana da Leitura.



Ao longo desta semana, realizaram-se várias actividades: ateliers de escrita e de leitura, presença de convidados, tais como o escritor moçambicano,
Augusto Carlos e a mediadora da leitura, Andreia Brites.




Os alunos de 6º Ano construíram uma “Árvore das Palavras”.




Os alunos do 6º A fizeram sessões de “Poesia em movimento”, em várias salas de aula, que consistia em dizer poesias da sua autoria, sempre com movimentos que se conciliavam com a palavra escrita!
Esta actividade fez parte de um Projecto sobre a Poesia, em colaboração com o Grupo de Língua Portuguesa.




Este projecto englobava, além da Poesia em Movimento, Poesia em 3d, Poesia Visual e Poesia Cantada e Tocada.

"Novidades" da biblioteca

Novos livros, à tua espera:




- O livro inclinado, de Peter Newell







- O incrível rapaz que comia livros, de Oliver Jeffers





- O aniversário da Infanta, de Oscar Wilde




Novos jogos e puzzles sobre o Património Português:




2009/06/03

Ser criança é...

No dia 1 de Junho, os alunos do 4.ª A, da EB1 n.º2 da Cova da Piedade, contaram o que é "ser criança"...
Ser criança é lambuzar-se com o gelado que comprámos com os cinco euros que a nossa avó nos deu.
É pregar uma partida à irmã, pondo pimenta na sopa.
É comer os biscoitos do cão sem ninguém saber.
É tirar os macacos do nariz à frente da tia, como se nada fosse.
É fazer uma grande nódoa de chocolate no vestido novo que os pais deram e dizer que foi a Joana.
Se criança é ser a melhor coisa que alguma vez existiu.

Maria Inês


Ser criança é ter uma vida cheia de diversão e não se importar de estar sujo ou limpo, é brincar até mais não!
É pregar partidas e nunca descansar.
Aborrecer os adultos e fazer traquinices sem parar.
É ser amiga de todos, até dos amigos imaginários.

Daniela




Ser criança é ser brincalhão.
É voar nas asas da fantasia e da criatividade.
É divertir-se imenso na vida.
Armar-se em engraçadinho.
É fazer beicinho e olhinhos aos pais quando não nos dão uma coisa.
Ser criança é maravilhoso!

Henrique


Ser criança é ter liberdade e ter um coração cheio de alegria.
É divertir-se muito e brincar bastante durante toda a vida.
É jogar às escondidas durante o dia e entrar no mundo dos sonhos durante a noite.
É perguntar tudo a todos, para ficar a conhecer melhor o nosso mundo.
É ter um objectivo e lutar para o conseguir concretizar.
É, principalmente, ser o centro do Mundo da imaginação…que nunca mais acaba!

Tomás Neiva





Ser criança é viver num mundo de imaginação e liberdade, onde todos os obstáculos são ultrapassados, sem nenhuma dificuldade.



Sofia


Ser criança é viver no Mundo do Imaginário, sem preocupações nem confusões.
Ser feliz com quem mais amamos.

É brincar como se não houvesse amanhã.
É sentar-se no sofá a ver televisão e não querer ir para a cama.
É viver em liberdade como um passarinho a voar.
É brincar com os amigos às escondidas, ao lencinho, à corda ou até aos carrinhos.
É saber ultrapassar os obstáculos e seguir em frente.
Por fim, ser criança é dizer:
- Mamã, Papá… eu adoro-vos!

Joana Godinho

2009/06/01

A nova história da Menina do Capuchinho (4º ano)

Uma vida feliz








Era uma vez uma menina que morava no Arquipélago dos Açores onde vivia com a mãe e o pai, seis tios e dezasseis primos.
Ela era viva, brincalhona e muito faladora. Era pálida, tinha sardas e olhos cor de mel.
Normalmente, vestia calções de ganga, camisola de manga curta e chinelos.
Certo dia, esta menina foi visitar a sua irmã mais velha que vivia noutra ilha dos Açores.
Para o lanche, levou rissóis, croquetes, ice-tea, morangos e gomas.
Saiu de casa toda contente e seguiu viagem num barco que era da família.
Pelo caminho, encontrou um monstro marinho.
Ora aconteceu que ele lhe deu um saquinho que continha um pó que concretizava 5 desejos. Ainda pensou em transformar o barco num avião, mas não, gostava de navegar calmamente.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e então reparou que os morangos estavam amachucados, a lata amolgada e o ice-tea entornado. Podia usar um desejo, mas ela e a irmã foram antes lanchar ao café.
Finalmente, regressou ao barco e partiu para casa. À ida, encontrou outra vez o monstro marinho que quis saber se já tinha gasto os cinco desejos. E ela respondeu-lhe que não precisava deles, pois era muito feliz.

Catarina Ferreira, nº 9, 4º B



A heroína do dia



Era uma vez uma menina que morava na Costa da Caparica e vivia com os seus pais.
Ela era magra, alta, cabeluda e simpática. E era portuguesa.
Normalmente, vestia uma blusa com capuz e calções vermelhos.
Certo dia, esta menina foi visitar uma tia que estava doente, para ir tratar dela. Esta vivia no meio do campo.
Para o lanche, levou umas sandes de fiambre e de queijo da serra, iogurtes e fruta.
Saiu de casa toda contente porque ia de bicicleta pelo campo fora.
Pelo caminho, encontrou um grande urso negro e apanhou um grande susto.
Ora aconteceu que o urso foi atrás dela, mas encheu-se de coragem, arrancou a toda a velocidade e despistou-o.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e então fez um chá para a tia e foram lanchar.
Finalmente, sentiu-se uma heroína e nunca mais se assustou.

Bruno Marreiros, nº 8, 4º B
∞∞∞


O novo amigo



Era uma vez uma menina que morava numa ilha escondida e linda e que vivia com o pai.
Ela era loira, mas estava morena por causa do sol. Normalmente, vestia roupa azul.
Certo dia, ela foi visitar os primos que viviam em Almada.
Para o seu lanche, a menina levou um sumo, um folhado misto e uma bola de Berlim.
Saiu de casa toda contente e seguiu de carro.
Pelo caminho, encontrou um lobo ibérico.
Ora aconteceu que se conheceram, ficaram amigos e o lobo foi com ela.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e então os primos conheceram o lobo e brincaram juntos.
Foi um dia maravilhoso!

David, nº 10, 4º B
∞∞∞



A Capuchinho e o Extra-Terrestre


Era uma vez uma menina que morava numa lua de chocolate. Ela era morena e tinha a pele bronzeada. Os olhos eram azuis e usava tranças.
Normalmente, vestia fato de pára-quedista ou de surfista, mas também gostava de ca
lções, mini saias e túnicas.
Certo dia, ela foi visitar a tia Ermelinda mesmo linda, que vivia em Trás-os-Montes, no Norte de Portugal Continental.
Para o lanche, a menina levou pão alentejano, feito pelo padeiro Joaquim, para fazer fatias fritas. Para beber, levou chá com leite.
Saiu de casa toda contente, de foguetão, e não se esqueceu do seu pára-quedas.
Pelo caminho, encontrou um extra-terrestre que tinha falhado a sua rota. Tinha só um olho e estava ferido.
Ora aconteceu que ajudou o ET, tratou-o com xarope e levou-o com ela.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e a tia apanhou um grande susto, mas depois o ET, a tia Ermelinda mesmo linda e a Capuchinho foram lanchar. As fatias fritas estavam uma delícia!
A tia Ermelinda mesmo linda, a Capuchinho e o ET ficaram grandes amigos!
Finalmente, despediram-se, todos contentes. A tia ficou à janela, a dizer adeus. A Capuchinho regressou à lua de chocolate e o ET seguiu para o seu planeta.

Débora e Miguel; Patrícia e João; Catarina e Yasmin - 4º C

∞∞∞


A Capuchinho no fundo do mar




Era uma vez uma menina que morava no Brasil, numa ilha muito bonita, que vivia com os seus quatro irmãos e o seu pai.
Ela era linda, muito morena e de olhos azuis, toda desportiva.
Normalmente, vestia fato de treino ou de mergulho.
Certo dia, ela foi visitar a rainha do mar, a Sereia da Cauda de Oiro, que vivia num palácio que se situava lá bem no fundo do fundo do mar.
Para o lanche, a menina levou frutos, sumos e três sandes.

Saiu de casa toda contente e seguiu a nado, com o seu fato de mergulho e uma bomba de oxigénio, para respirar no fundo do Oceano.
Na viagem, encontrou um tubarão muito, muito mau, que a seguiu e entrou no palácio da Rainha Sereia.
Ora aconteceu que chegou o Polvo Brincalhão de muitos braços que logo as salvou.
Finalmente, a Rainha Sereia da Cauda de Oiro deu uma grande festa no fundo do mar. E a Capuchinho divertiu-se muito, até voltar à sua ilha.


Ana e Ruben – 4º C

∞∞∞



A Capuchinho Moderna

Era uma vez uma menina que morava num arranha-céus e vivia com a mãe, o pai e os três irmãos.
Ela era africana, de pele escura e tinha cabelos pretos.
Normalmente, vestia fato de treino com riscas brancas, que chamavam a atenção.
Certo dia, ela foi visitar a sua avó Luísa que sofria de diabetes e vivia sozinha.
Para o lanche, a menina levou queijo da serra e fruta.
Saiu de casa toda contente e ia apanhar o metro.
Pelo caminho, encontrou um dragão. Teve medo dele e foi pelo caminho mais comprido, para o despistar.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e ouviu um alarme. Viu então uns caçadores a matar o dragão com uma espada.
Finalmente, avó e neta puderam lanchar em paz.

Francisco e Ricardo – 4º C

∞∞∞


A Capuchinho Radical

Era uma vez uma menina que morava numa cidade moderna e vivia com a sua tetravó, toda radical.
A Capuchinho era ruiva de olhos verdes e magrizela como um palito. Normalmente, usava macacões azuis e sapatos práticos.
Certo dia, ela foi visitar a trisavó que tinha perdido a dentadura e que vivia numa pequena aldeia onde sucediam vários mistérios.
Para o lanche, a menina levou papa para a sua trisavó e uma dentadura nova.
Saiu de casa toda contente e seguiu de trotineta. Pelo caminho, encontrou uma loba muito elegante que parecia uma dama.
Ora aconteceu que a loba desafiou-a para fazerem uma corrida até à aldeia. A menina escorregou e caiu no meio das flores enquanto a loba corria cada vez mais depressa.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e não a encontrou. Então perguntou à avó:
- Avó, por acaso viu uma loba?
- Sim – respondeu a trisavó à neta – era tenrinha…
- Deite-a cá para fora! Nunca mais volte a fazer isso!...
A trisavó cuspiu a loba. Foram lanchar e a trineta deu-lhe a dentadura.
A Capuchinho achou o dia magnífico.
Quando acordou, viu que afinal tudo era só um sonho.

João Victor e Tatiana – 4º A

∞∞∞

A Capuchinho e o Dragão de mil cabeças e língua bifurcada

Era uma vez uma menina que morava em Júpiter e vivia com a avó.
Ela era castanha, com cabelos loiros e olhos verdes.
Normalmente, vestia um vestido preto ou laranja.
Certo dia, ela foi visitar a prima que vivia em Plutão.
Para o lanche, a menina levou cachorros quentes espaciais.
Saiu de casa toda contente e seguiu numa nave espacial, com duplo turbo.
Pelo caminho, encontrou um dragão de mil cabeças e de língua bifurcada que metia medo.
Ora aconteceu que ele queria comê-la. Então ela fez-lhe cócegas nos pés. Ele ficou perdido de riso e perdeu-a de vista!
Chegou ao destino, à hora do lanche, mas já tinha comido tudo pelo caminho. A prima perguntou:
- O meu lanche?
- Está algures aqui, na minha barriga…
Finalmente, a Capuchinho contou-lhe a sua aventura.

Gil e Joana – 4º A

∞∞∞



A Menina, o Dragão das quatro cabeças e o Cão das três cabeças

Era uma vez uma menina que morava numa ilha e vivia com a mãe e o pai. Ela era simpática, curiosa e amiga.
Normalmente, vestia-se à rapaz.
Certo dia, ela foi visitar os tios que viviam no campo.
Para o lanche, a menina levou iogurtes, leite, chipicaus e bolo de chocolate.
Saiu de casa toda contente e seguiu a nado.
Pelo caminho, encontrou um Dragão de quatro cabeças. Ele deitou fumo pelo nariz e a menina pensou que ele fosse mau, mas ele ficou amigo dela. Como conhecia bem aquele território todo, levou-a a voar até aos tios.
Chegaram ao destino, à hora do lanche, e então convidaram o Dragão para lanchar. Este pediu para o seu cão de três cabeças lanchar também com eles.
Finalmente, a Menina voltou para casa, toda contente, na boleia do Dragão.

Alex e Carol, nºs 2 e 7, 4º A