Translate

2009/05/31

Como se desenrolou o ateliê «A nova história da Capuchinho»


Neste ateliê, começámos por evocar a história do Capuchinho Vermelho e indicar o título da versão de Luísa Ducla Soares: A Menina do Capuchinho Vermelho no século XXI.

Tanto bastou para espicaçar e pôr à prova a imaginação dos alunos que recriaram personagens e peripécias. Em seguida, registaram-nas num texto lacunar. Por esta razão, as histórias acabam por ser todas tão parecidas e tão diferentes...

Seguir-se-ão, na próxima postagem, as histórias criadas no ateliê dirigido aos alunos do 4º ano.

Difícil foi seleccionar os textos... Parabéns a todos!

Por falar em recriar... aqui se pode ver a história tradicional, contada neste nosso tempo de tecnologias. Vale a pena, está muito "animada"... :


http://www.youtube.com/watch?v=lELy1gJT-kg

Manuela Caeiro



2009/05/30

As novas histórias da Capuchinho... (3º ano)

A Coordenadora da EB1 nº1 da Cova da Piedade, professora Leonor Fernandes, repetiu o ateliê de escrita (dinamizado com alunos de 4º ano, por Manuela Caeiro) na turmas de 3º ano da mesma escola.



Resultou bem a experiência: os alunos participaram com entusiasmo e recriaram a velha história do Capuchinho Vermelho... como aqui podem ver... Boa leitura!








Joana, uma menina divertida

Era uma vez uma menina que morava numa cabana e vivia com a sua tia, o seu tio e o seu cão.
Ela era baixa, magra, muito curiosa e brincalhona.
Normalmente, vestia calças de ganga, uma t-shirt preta e usava um boné branco.
Certo dia, ela foi visitar o seu pai que vivia em Espanha.
Para o lanche, a menina levou fruta, chá preto e pão com fiambre.
Saiu de casa toda contente e seguiu de avião para Espanha.
Pelo caminho, encontrou um amigo que já não via há muito tempo.
Ora aconteceu que ficaram a falar e esqueceram-se do que tinham que fazer. Depois, a menina reparou que já era tarde e que tinha de ir visitar o pai.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e então bateu à porta da casa do pai, felicíssima.
Finalmente, foram lanchar todos juntos e viveram felizes para sempre.

Guilherme e Filipa, 3.º B


A menina e o esquilo

Era uma vez uma menina que morava em França e vivia com a sua tia Célia e com o seu tio Vasco.
Ela era baixa, tinha olhos verdes e cabelo loiro.
Normalmente, vestia uma saia castanha, um casaco branco e calçava sapatos pretos.
Certo dia, ela foi visitar a sua fiel amiga Maria que vivia em Istambul, na Turquia.
Para o lanche, a menina levou fruta, pão com chouriço e sumo de laranja.
Saiu de casa toda contente e seguiu num táxi amarelo e branco.
Pelo caminho, encontrou um esquilo que tinha uma bolota.
Ora aconteceu que o esquilo quis ir com ela para casa da Maria oferecer-lhe a bolota.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e então a menina não resistiu e comeu o seu pão com chouriço.
Finalmente, fizeram uma excelente festa de amigos.

João Pedro e Margarida, 3.º B


A Carolina e o seu amigo

Era uma vez uma menina que morava em Viseu e vivia com o ET.

Ela era morena e tinha olhos castanhos. Era aventureira e curiosa.
Normalmente, vestia tops e calções.
Certo dia, ela foi visitar a casa de outro ET que vivia em Marte.
Para o lanche, a menina levou pizzas, cachorros e Coca-Cola.
Saiu de casa toda contente e seguiu viagem numa nave para Marte.
Pelo caminho, encontrou os pais do ET.
Ora aconteceu que a Carolina teve fome.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e então partilhou o seu lanche com os ET’s.
Finalmente, regressou a Viseu.

Diogo Silva e Carolina Rosa, 3.º A


A Sara e o seu pai

Era uma vez uma menina que morava na China, numa cidade moderna, com o seu cão.
Ela era alta, magra, morena, e teimosa.
Normalmente, vestia um vestido cor-de-laranja, calções e uma camisola amarela.
Certo dia, ela foi visitar o seu pai que vivia no Japão.
Para o lanche, a menina levou leite, um bolo e pão.
Saiu de casa toda contente e seguiu de comboio e depois de avião.
Pelo caminho, encontrou a avó e o avô.
Ora aconteceu que decidiram conversar um pouco sobre o seu pai.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e então começaram a comer juntos.
Finalmente, o pai que estava doente, melhorou.

Filipa Ramos e Marta Soares, 3.º A


Uma aventura na estrada

Era uma vez uma menina que morava em Almada e vivia com o pai, a mãe, o irmão e os seus dois gatos.
Ela era alta, tinha o cabelo preto e a sua pele era clara.
Normalmente, vestia uma t-shirt amarela.
Certo dia, ela foi visitar os tios e os primos que viviam em Arganil.
Para o lanche, a menina levou pizza e sumos.
Saiu de casa toda contente e seguiu no carro da família.
Pelo caminho, encontrou um lobo que estava abandonado.
Ora aconteceu que ela deixou o lobo entrar para dentro do carro.
Chegou ao destino, à hora do lanche, e então todos comeram. Até os seus gatos e o lobo.
Finalmente, depois de brincaram um pouco, voltaram para casa.

Tiago Nunes e Bruno Roque, 3.º A

2009/05/18

A magia de José Fanha

Finalmente, na 6ª-feira, tivemos o prazer de receber o escritor José Fanha.
Estávamos ansiosos!

Foram realizadas três sessões do escritor com alunos.

Miúdos e graúdos deliciaram-se e divertiram-se com as suas histórias, poemas e conversas. E, por fim, quem quis teve direito ao seu livro autografado.

Foi fantástico tê-lo connosco!
Obrigado, José Fanha!

Escrever, que prazer!

Com o objectivo de colaborar na motivação dos alunos para o prazer da escrita, a biblioteca escolar da EB1 nº1 da Cova da Piedade tem desenvolvido várias actividades.



Tem crescido uma obra de expressão plástica, a “Árvore das palavras”, cujas folhas contêm agora textos escritos pelos alunos.




Para estimular a produção escrita e encher esta árvore de folhas verdes, nesta Primavera, realizaram-se recentemente dois ateliês de escrita criativa, que mereceram uma boa adesão por parte das crianças que neles participaram:



1)”Que raio de situação!”, seguindo uma proposta do livro Quero ser escritor da Oficina do Livro;


2) “A nova história do Capuchinho”, uma recriação da história tradicional, dinamizada por Manuela Caeiro, em três sessões, com turmas de 4º ano.





Levar Ler Libertar, nas EB1 da Piedade

Os livros andam em viagem


Estes têm sido libertados em caixas e sacos decorados pelos alunos, mas também um pouco por todo o lado, ao sabor da imaginação dos seus leitores.


Quanto aos comentários relativos aos livros levados, lidos e libertados, não se esqueçam: eles podem ser feitos na biblioteca ou em casa, como é habitual, nos blogues:

http://www.trocalivros8.blogspot.com/ (EB1 nº1 da Cova da Piedade)
http://www.trocalivros9.blogspot.com/ (Eb1 nº2 da Cova da Piedade)

2009/05/05

Levar, Ler, Libertar

O projecto «Levar, Ler, Libertar» foi lançado nas escolas parceiras (do nosso Agrupamento e do Agrupamento Vertical de Escolas D. António da Costa), na semana de 23 a 27 de Março.

Nesses dias, foram realizadas várias actividades, entre as quais ateliês de leitura e debates sobre a leitura e o livro, com a participação de vários convidados.


Muitos livros foram libertados e achados nessas escolas... e então levados, lidos e novamente libertados...


Um blogue "Troca-livros" foi criado em cada escola para esse efeito:
http://www.trocalivros5.blogspot.com (EB 2.3 Conceição e Silva)
http://www.trocalivros6.blogspot.com/ (EB1/ JI do Laranjeiro)
http://www.trocalivros7.blogspot.com/ (EB1 do Alfeite)
http://www.trocalivros8.blogspot.com/ (EB1 nº1 da Cova da Piedade)
http://www.trocalivros9.blogspot.com/ (EB1 nº2 da Cova da Piedade)

E o projecto cresceu...



No dia 21 de Abril, foi feito o lançamento do Projecto «Levar, Ler, Libertar/Bookcrossing», no concelho de Almada.

A cerimónia decorreu, com pompa e circunstância, no Fórum Romeu Correia, tendo contado com a presença de representantes da CMA, Fórum Romeu Correia, Bibliotecas Escolares do Concelho, representantes do poder local (Junta de Freguesia), professores, alunos e respectivos Encarregados de Educação, Funcionários das escolas, colegas e amigos.

No âmbito do projecto «Levar, Ler e Libertar/Bookcrossing» , têm sido libertados vários livros no Concelho de Almada.
Se os achares e levares, lê-os e liberta-os de novo...

Notícias de Abril

Dias comemorativos...




22 de Abril - A biblioteca comemorou o Dia da Terra, em colaboração com vários grupos disciplinares.








23 de Abril - dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor






Já agora, a "velhinha" Feira do Livro de Lisboa, este ano, terá início no próximo dia 30 de Abril.
Que tal uma visita à Feira?




O dia 25 de Abril foi comemorado na biblioteca com várias actividades, entre as quais uma exposição de trabalhos e o visionamento de filmes alusivos ao tema.




Projecto artístico: "Um azulejo para a escola"


"Um azulejo para a escola" é um trabalho colectivo, a ser feito por professores, alunos e funcionários da EB 2.3 Conceição e Silva.


Este projecto insere-se no âmbito do Património Construído e Ambiental, integrado no PAC, com o apoio da CMA e por iniciativa das professoras de EVT, Conceição Freitas e Carolina Feio.



Exposições


Lindos trabalhos têm sido criados e expostos na escola... tais como esta homenagem à música: a "Orquestra", do 6º E.




Passatempos de Abril



Vencedores da “Página Perdida


Ruben Peres - 5º G

Lara , Andreia Bacelar, Jessica Boto, André Ferreira, Taissa Lopes, Ana Rita Cruz, Rita Serrano, Beatriz Andrêz, Jessica Noronha- 6º A

Bernardo Oliveira – 6ºA

Ana Pais , Adriana Silva – 6º E

Vencedores de “A caça ao erro


Joana e Viviana – 5ºF
Taissa Lopes , Ana Rita Cruz– 6º A

2009/03/31

A magia da leitura... e da fotografia...

Tema: Ler/ o Livro

Uma velha livraria de Lisboa... (Campo Grande)



Uma nova livraria de Lisboa (Bulhosa, Campo Grande)

Ler por puro prazer... entre duas aulas, num curtinho intervalo de 5 minutos!... (7º B, 2007/2008)

2009/03/27

A "Semana" chegou ao fim!

"A Semana" da Conceição e Silva chegou ao fim, cheia de livros a correr de mão em mão e cheiinha de actividades em torno do livro e da leitura...

Aqui deixamos algumas imagens, sem mais palavras...


1) A sessão de poesia por alunos de várias nacionalidades, nos seus idiomas ou sotaques...





2) Conversas e leituras, a pretexto do Dia Mundial da Poesia e do Dia Mundial do Teatro... e da vida de quem vive entre livros e leituras... (Andreia Brites)



(Podes ler o que escreveu esta Mediadora da Leitura sobre a sua acção na nossa biblioteca: http://obichodoslivros.blogspot.com/2009/03/comemorar-o-dia-mundial-do-teatro-com.html )

3) Os livros libertados por todos os espaços da escola, por exemplo na copa de uma das árvores do pátio, para serem achados, lidos e novamente "abandonados"... cumprindo o lema: "levar, ler, libertar".

«-Olha ali um!!!...»



2009/03/24

Concursos de poesia e de fotografia

Aos alunos, Encarregados de Educação, professores e funcionários:

Contamos com a participação de todos nestes concursos.

Tema: «Ler/ O Livro».

Modalidades:
poema (original)
ou
fotografia (original)

Prazo de entrega:
Até 31 de Maio;

Entregue em papel, na biblioteca, ou
enviado, por e-mail, para biblio.cs@gmail.com

Até já!

2009/03/23

Projecto Levar, Ler, Libertar


Na Escola Básica 2. 3 Comandante Conceição e Silva, conforme o previsto, foi hoje lançado o Projecto Ler, Levar, Libertar.


Muitas actividades terão lugar ao longo da semana, de acordo com a seguinte programação:



Dia 23 Manhã / Tarde: Sessão oficial de abertura - libertação de livros pela escola.


Dia 24 – Das 12 às 13h: Leitura de poemas, por alunos de Língua Portuguesa Não Materna ( 2º e 3º ciclos), naturais da China, Ucrânia, Roménia, Rússia, Cabo-Verde, S.Tomé e Príncipe, Guiné e Brasil.





Dia 25 – Das 10 às 12h: Sessão de Poesia, pelos ”Jovens Poetas Vadios”.





Dia 26 – Das 10 às 12h: Encontro de escritores – "A escrita, a poesia em Portugal e Moçambique", por Américo Morgado (poeta almadense) e Augusto Carlos (escritor lusófono)







Dia 27 – Das 12 às 13h: Levar, Ler e Libertar – «Os livros, a poesia e o teatro», por Andreia Brites






Tarde - Encerramento – libertação dos últimos livros.

2009/03/13

Encerramento de uma Semana Cultural

De 9 a 13 de Março decorreu na EB1 nº1 da Piedade a "Semana Cultural".
Muita coisa aconteceu:

-Feira do Livro


- Partilha entre turmas de trabalhos dinamizados a partir da leitura de obras do escritor José Fanha:

. Dramatizações;
. Canções;
. Declamações e mímica

-Exposição de trabalhos

-Ida ao cinema

-Intercâmbio escolar

- Projecto Kwanza Sul



Apenas ficou adiado o encontro com o escritor José Fanha...
Esperamos por ele em breve...
Boas melhoras!

Dia de Poesia...

Com a ajuda do escritor José Luís Peixoto, evocamos a Mulher (cujo dia se celebra a 8 de Março).




A Mulher Mais Bonita do Mundo

estás tão bonita hoje. quando digo que nasceram
flores novas na terra do jardim, quero dizer
que estás bonita.

entro na casa, entro no quarto, abro o armário,
abro uma gaveta, abro uma caixa onde está o teu fio
de ouro.

entre os dedos, seguro o teu fino fio de ouro, como
se tocasse a pele do teu pescoço.

há o céu, a casa, o quarto, e tu estás dentro de mim.

estás tão bonita hoje.

os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios.

estás dentro de algo que está dentro de todas as
coisas, a minha voz nomeia-te para descrever
a beleza.

os teus cabelos, a testa, os olhos, o nariz, os lábios.

de encontro ao silêncio, dentro do mundo,
estás tão bonita é aquilo que quero dizer.

Peixoto, José Luís, in Uma Casa na Escuridão