Translate

Mostrando postagens com marcador Promoção da leitura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Promoção da leitura. Mostrar todas as postagens

2009/03/12

Levar, ler, libertar...


O Bookcrossing é um movimento internacional concebido para a promoção da leitura.
Partilham-se livros com outros leitores, isto é, "libertam-se", para que sejam passados de pessoa para pessoa.

O Bookcrossing, no concelho de Almada, terá início oficial em Abril. É um projecto que já foi aprovado pela nossa Presidente da Câmara, Maria Emília de Sousa, e pelo Vereador da Cultura, António Matos. Pretende-se envolver escolas do Concelho, distribuídas por sete zonas estratégicas, onde serão libertados os livros.

«Ler, levar, libertar» é um novo projecto da biblioteca escolar, inspirado no Bookcrossing.
Trata-se de libertar livros nas escolas associadas, que serão lidos e comentados num blogue (tendo cada uma destas escolas um blogue próprio para o projecto).
Em seguida, eles serão novamente libertados e levados, para serem lidos por outros leitores.
E assim prosseguirão a sua viagem, de escola em escola, de mão em mão...



Logotipos, já temos!
Foram criados por alunos do 6º ano.
«Ler, levar, libertar» será lançado entre 23 e 26 de Março.







2009/03/04

Aconteceu em Fevereiro, na "escola do Bairro"...






No dia 16 de Fevereiro, o pintor e escritor Miguel Horta esteve na biblioteca da EB1 nº2 da Cova da Piedade.


Foram ouvir as suas histórias os alunos da turma 2º C, da professora Sandra Barata.


O escritor apresentou dois dos seus livros: "Pinok e Baleote" e "Dacoli e Dacolá", dos quais leu alguns excertos.

Do que os alunos mais gostaram foi de ouvir uma das histórias contada em crioulo. Foi muito engraçado!



Também em Fevereiro, nesta mesma escola, a professora Ana Rodrigues deu uma aula de História aos alunos do 4.º ano de escolaridade.

Fez um jogo interactivo e encheu a biblioteca com a sua boa disposição.


As crianças e os professores que assistiram gostaram imenso da experiência.

2008/11/20

Novas bibliotecas em construção...

Andreia Brites completou hoje os 4 ateliês de leitura que estavam previstos para Novembro: dois "Ver para Crer", com as turmas 5º B e 5ºC e ainda outros dois, "Biblioteca em construção", com as turmas 6ºA e 6º B.

Os alunos do 5º ano ficaram cheios de desejo de ler vários livros e já começaram a acorrer à biblioteca escolar, para os virem requisitar...
Os seus colegas mais crescidos construiram novas bibliotecas e saberão atrai-los porque os prémios que prometem aos seus leitores são irresistíveis...


O marketing também não foi descurado e os slogans, no mínimo, espicaçam a curiosidade:

"Venham conhecer a biblioteca onde há sempre diversão!!"


"De dia biblioteca e à noite discoteca!
Vem ler e dançar connosco!" :-)



Temos o melhor hobbie.
Isto é verdade, não é só publicidade!" :-)
"Aprender dá saúde e faz crescer."

"Na biblioteca, lê-se e vê-se!"

"Ler é sonhar.
Aprender não ocupa lugar
."

2008/11/19

A visita de um poeta...


Hoje, o professor e poeta Américo Morgado esteve na EB1 N.º1 da Cova da Piedade, para falar de poesia aos alunos das turmas do 4.º ano de escolaridade.

Foi um prazer. Todos ficaram encantados, quer alunos quer professores.
No final, este simpático convidado elogiou os alunos e mostrou a sua satisfação por esta visita à nossa biblioteca.

Partilhámos a poesia e a alegria.

Quanta felicidade!

2008/11/18

Vencedores do passatempo da Página Perdida


Os vencedores da Página Perdida do livro "O gato Malhado e a andorinha Sinhá" foram já apurados.
PARABÉNS a todos:



v Alexandre Soares, 5ºC
v André Salgado, 5ºC
v Daniel Salgado, 5ºC
v Iúri, 5ºC
v Beatriz Rita/Inês Rosário, 5ºG
v Luana Correia/Soraia Ribeiro, 5ºG
v Sara Nunes/ Bárbara Freitas, 5ºG/6ºE
v Ruben/Soraia Melo, 5ºG
v Inês Sousa/Mariana, 5ºH
v Beatriz Oliveira, 6ºD
v Ana Carolina Pais, 6ºE
v Miguel Martins, 6ºE
v Diana, 8ºA
v Mariana Gaspar, 9ºA
Já lançámos um novo passatempo.
Participa!

2008/11/17

Biblioteca em construção


O desafio lançado foi cada grupo retirar livremente das estantes 7 livros para construir a sua própria biblioteca...
Este foi o pontapé de saída de mais um ateliê de leitura com a Dra. Andreia Brites, na nossa biblioteca escolar...


A escolha dos livros pelos jovens leitores foi muito variada...

Depois, baptizaram as suas bibliotecas com nomes sugestivos...

E criaram slogans bem apelativos para as frequentarmos!...

O que dizer, por exemplo, da biblioteca "Os Papa-Livros"?
Ou da outra ao lado, "Imaginário literário"? E das "Letras e palavras"?

E já ouviram aquele slogan:

"Se lesses um livro por dia, nem sabes o bem que te faria!" ?

Sim porque "Nos Papa-Livros encontrarás tudo o que te passa pela imaginação" e ainda porque "Ler e escrever permite crescer"!...
Foram ideias do 6º B - que Andreia Brites aplaudiu - no momento da "apresentação pública" das novas bibliotecas!

Olhem para eles, carregadinhos de livros!...

Faltam agora as sugestões de leitura que encontarão nas novíssimas bibliotecas do 6º B:
  • Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora

  • A Química, tudo sobre experiências, Marus Editores

  • Gates, Phill, Ciência horrível – Evolui ou morre, Europa-América

  • Gonçalves, Graça, Tchim, a droga e o Benjamim, Bertrand

  • Livro de canções populares e infantis, Mez

  • Pupo, Inês, 101 poetas, Caminho

  • Alunos da Escola António Gedeão, Poetas em perpétuo movimento, Editorial de ME

  • Breyner, Sophia de Mello, A árvore, Figueirinhas

  • Breyner, Sophia de Mello, O cavaleiro da Dinamarca, Figueirinhas

  • Letria, José Jorge, Lendas do mar, Terramar

  • Magalhães, Ana Maria e Isabel Alçada, Um trono para dois irmãos, Caminho

  • Magalhães, Ana Maria e Isabel Alçada, Uma viagem ao tempo dos castelos, Caminho

  • Magalhães, Ana Maria e Isabel Alçada, Uma aventura na praia, Caminho

  • Menéres, Maria Alberta, Ulisses, ASA

  • Black, Holly, As crónicas de Spiderwick: O plano diabólico, Presença

  • Blyton, Enid, O colégio das quatro torres, Editorial Notícias

  • Blyton, Enid, Os cinco na ilha do tesouro, Editorial Notícias

  • Pilkey, Dav, As aventuras do Capitão Cuecas: uma novela épica

  • Sam e a maldição de sangue

  • Manguin, André, História dos Jogos Olímpicos, ASA

  • História universal comparada, Correio da Manhã

  • Atlas, o mundo em imagens, Ásia, National Geographic

Vale a pena ir lá ler!... Os prémios para os leitores são uma tentação...

Descubram-nos no blogue de Andreia Brites: http://obichodoslivros.blogspot.com/2008/11/biblioteca-em-construo-na-conceio-e.html

2008/10/30

Vencedores do Passatempo da Página Perdida




Vencedores do Jogo da Página Perdida

Aventuras na biblioteca,
em Outubro,
no mês das bibliotecas escolares…

O excerto pertencia ao livro "As aventuras do Menino Nicolau" (página 37).

Participaram e acertaram, neste 1º passatempo, os seguintes alunos:

v Guilherme Manteigas/Alexandre Soares - 5ºA/5ºC
v Eunice, Flávia, Jaissa, Simone - 5ºE
v Sofia Ramires - 5ºF
v Daniel, Hernâni, Tiago - 5ºF
v Daniela, Inês C, Inês R, Luana, Soraia - 5ºG
v Bruno, Gonçalo, Rúben - 5ºG
v Jéssica Noronha - 6ºA
v Ana Rita, Inês D, Melissa - 6ºB
v Rui Daniel - 6ºC
v Ana Carolina Pais - 6ºE
v Ana Rita, Inês P, Thomas - 6ºE
v Inês, Diana - 5ºH/8ºA

v Anónimo - Turma desconhecida

Parabéns!

Aviso: Não se esqueçam de registar o vosso nome e turma, quando participarem no passatempo;
...caso contrário, o Autor é ANÓNIMO e de TURMA DESCONHECIDA!!!... :-)))

Já está um novo passatempo a decorrer...

Contamos convosco novamente!

2008/05/09

Ateliês de leitura e escrita na escola

Tiveram hoje lugar os três últimos ateliês previstos para este ano lectivo, com a Drª Andreia Brites, mediadora da leitura.
Três turmas felizardas...: o 5º E, o 6º C e o 7º A.

O 6º C que, no ano anterior, beneficiou de um ateliê de leitura, vendo aumentar o seu prazer de ler, agora teve um ateliê de escrita criativa... (Vamos publicar os trabalhos lindos que fizeram!...)

O 6º G beneficiou de uma "imitação"... Pode-se ler aqui o que escreveram: http://nuvem-alta.blogspot.com/2008/05/ateli-de-escrita-criativa.html


O 5º E e o 7º A espreitaram capas, títulos, ilustrações... e escutaram excertos de meia dúzia de livros, ao longo da sessão "Ver para Crer". Só visto! Ficaram cheiinhos de vontade de os ler!...
A sua grande preocupação era a de saber se esses livros existiam na biblioteca! E, quanto a isso, ficaram todos tranquilos.
Já hoje os requisitaram. E com que entusiasmo!...

Valeu a pena!
Devia multiplicar-se este tipo de acções... Promover formação, nestas áreas... Unir esforços de escolas, colectividades, Associações de Pais, Autarquias...
Os resultados são visíveis e imediatos. Excelente investimento!

Obrigada, Andreia Brites!
Até à volta!